International Society of Military Sciences 2019

A Academia da Força Aérea esteve representada por três militares na conferência internacional ISMS 2019, que decorreu de 18 a 20 de novembro.

A International Society of Military Sciences é uma sociedade composta por Academias Militares de Altos Estudos de dez Nações, das quais nove são europeias e uma canadiana. Portugal faz-se representar pelo Instituto Universitário Militar.

Na conferência deste ano, realizada em Viena, Áustria, foram apresentados 88 artigos, de entre os vários países participantes, numa conferência dedicada ao tema: "Ciência Militar para benefício da sociedade", que contou com mais de 100 participantes.

A conferência internacional da ISMS distingue-se por ser a conferência dedicada às ciências militares e na qual a AFA se fez representar pelos: TCOR Teresa Cabral, MAJ João Caetano e ALFAL Fábio Ferreira, com os seguintes temas, respetivamente:

"Unmanned Aircraft Systems Risk Assessment - An Improved Approach" - que apresenta uma extensa revisão de modelos de análise de risco na operação de sistemas aéreos não tripulados, apresentando uma proposta de modelo de análise inovadora, capaz de avaliar o risco associado à operação destes sistemas em diversos cenários;

"Portuguese Air Force UAS Development, Certification and Operations for the Benefit of Society" - reúne o trabalho de excelência executado pela Academia da Força Aérea no desenvolvimento de UAS em sede de investigação até à aplicação prática destes sistemas em cenário operacional em missões de âmbito dual, ao serviço da sociedade;

"Conceptual Design of a Fixed-wing Aircraft with Vertical Take-Off and Landing for Surveillance Applications" - que apresenta o trabalho de mestrado em Ciências Aeronáuticas, na especialidade de Piloto Aviador, dedicado ao projeto, desenvolvimento e teste de conceito de aeronave não tripulada de asa fixa capaz de descolar e aterrar verticalmente, e transitar para voo de aeronave convencional.

A delegação da AFA juntou-se à delegação do IUM, Escola Naval e Academia Militar, totalizando treze elementos e presidida por Sua Ex.ª o Comodoro João Marreiros.

Portugal irá organizar, através do IUM, a conferência internacional da ISMS em 2022.