Conteúdo principal

A Academia da Força Aérea (AFA) iniciou as suas atividades em fevereiro de 1978.

Enquanto estabelecimento de Ensino Superior Militar, define-se pela procura constante de melhoria da qualidade na formação dos Oficiais do Quadro Permanente da Força Aérea.

Sustentada, na sua genética, em fortes tradições aeronáuticas, a AFA tem sabido adaptar-se, às exigências da Instituição em que se insere e às transformações verificadas no Ensino Superior, sem nunca descurar os valores que nortearam a sua criação: o patriotismo, a integridade, a lealdade, a honra, o espírito de corpo, a excelência, a competência, a fidelidade e a disciplina. Ao longo de mais de 40 anos, esta tem sido a matriz que subjaz à nossa divisa “Preparar hoje os Chefes do Amanhã”, a qual define a essência dos militares que ingressam na Força Aérea e são formados nesta Academia.

Atualmente, a AFA encontra-se no processo de conversão dos mestrados integrados em ciclos de estudos não integrados com dois ciclos, com o objetivo de acompanhar as melhores práticas pedagógicas emanadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e proporcionar aos futuros Oficiais as qualificações e competências necessária à gestão, operação e manutenção dos sistemas de armas, tecnologicamente sofisticados e complexos.

A oferta formativa da AFA é composta por cursos do ensino universitário, formação avançada através de pós-graduações e estágio técnico-militar destinados a civis e militares. No ensino universitário, a oferta engloba as licenciaturas e mestrados conducentes ao ingresso no Quadro Permanente de Oficiais da Força Aérea nas especialidades de Administração Aeronáutica, Engenharias Eletrotécnica, Aeronáutica e de Aeródromos – em associação com o Instituto Superior de Economia e Gestão e com o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa – e Piloto Aviador.  Além destes, os nossos alunos de Medicina são formados na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa ao abrigo do Protocolo existente, com uma formação Complementar Militar na AFA.

Simultaneamente, a AFA tem procurado dotar os futuros Oficiais do Quadro Permanente da Força Aérea, com uma formação e educação militar sólida e robusta, física e moral, essenciais ao desenvolvimento de qualidades de comando, direção, chefia, estimulando ao mesmo tempo, o nosso espírito de entrega, de pertença e de liderança responsável, na procura do bem coletivo, consubstanciados na colaboração e na participação ativa com as demais Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais.

O Centro de Investigação da AFA é uma unidade de I&D que apoia o ensino na AFA, desenvolvendo a sua atividade no domínio das Ciências Militares, tendo atividades e projetos em todas as subáreas das Ciências Militares, mas o seu foco principal é nas técnicas e tecnologias militares com aplicação ao domínio aeroespacial. Neste âmbito, a AFA participa ativamente em projetos de vital importância para a segurança e defesa do país, nomeadamente com o recurso a aeronaves não tripuladas.

Adicionalmente, a AFA é signatária da carta ERASMUS + 2021-2027 e participa ativamente no programa European Initiative for Exhange of Military Young Officers, também conhecido como ERASMUS Militar.

Em 2022/2023, a AFA foi uma das academias europeias a integrar, pela primeira vez, o Semestre Internacional, permitindo o intercâmbio de alunos e professores entre países signatários, preparando assim os seus Oficiais para uma realidade mais diversa e uma sociedade mais inclusiva.