Terá lugar no dia 16 de novembro de 2022, na Academia da Força Aérea, o 4.º Encontro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Militares, enquadrado no âmbito das Linhas Estratégicas Orientadoras da Investigação e Desenvolvimento do Instituto Universitário Militar (IUM), com a colaboração do CIDIUM - Centro de Investigação e Desenvolvimento do IUM, do CINAV - Centro de Investigação Naval; do CINAMIL - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar e do CIAFA - Centro de Investigação da Academia da Força Aérea.

O evento será presidido pelo Comandante da AFA, Major-General Piloto Aviador Rui Freitas. Após a sessão de abertura, o evento terá a participação de dois conceituados key note speakers:

Professor Emérito Carvalho Rodrigues: O espaço e suas aplicações para a Segurança e Defesa. Desafios de I&D com interesse para as Forças Armadas;

Professor Associado Alexandre Bernardino: Instituto Superior Técnico: Aplicações de visão artificial no contexto da defesa nacional;

OBJETIVOS do ECM 2022:

• Alargar a divulgação, ao nível das Forças Armadas e da GNR, do que está a ser investigado e desenvolvido no seu seio;

• Promover a colaboração de toda a comunidade de segurança e defesa para o aprofundamento do conhecimento no âmbito das ciências militares e para o desenvolvimento de capacidades.

ÁREAS DAS CIÊNCIAS MILITARES:

• Estudo das Crises e dos Conflitos Armados (ECCA)

• Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar (CHSCM)

• Operações Militares (OM)

• Técnicas e Tecnologias Militares (TTM)

• Estudos de Segurança Interna e dos Fenómenos Criminais (ESIFC)

DATAS IMPORTANTES:

30 setembro 2022: data limite de submissão de trabalhos;

• 14 outubro 2022: nova data limite de submissão de trabalhos;

28 outubro 2022: resposta aos autores com indicação dos trabalhos aceites;

• 8 novembro 2022: nova data para resposta aos autores com indicação dos trabalhos aceites;

• 04 novembro 2022: Re-submissão pelos autores, da versão final a ser publicada e registo na conferência;

• 12 novembro 2022: nova data para re-submissão pelos autores, da versão final a ser publicada e registo na conferência;

• 16 novembro 2022: Dia do 4.º Encontro de I&D em Ciências Militares;

SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

• Acesso ao easychair para submissão dos artigos;

• A submissão de artigos deve obedecer ao template;

• Instruções detalhadas para submissão aqui;

• Os artigos devem ser submetidos preferencialmente em português e ter entre duas a quatro páginas.

INSCRIÇÃO:

De forma a participar no evento é indispensável fazer o seu registo aqui.

LOCAL DA CONFERÊNCIA:

Academia da Força Aérea

Granja do Marquês
2715-021 Pêro Pinheiro

Instruções: A entrada na Unidade deverá ser realizada pela porta de armas da Base Aérea N.º 1

PROGRAMA:

CONTACTOS:

Comissão Organizadora do ECM2022 - ecm2022@academiafa.edu.pt

COMISSÃO ORGANIZADORA:

• Comodoro João Paulo Marreiros (CIDIUM)

• Professor Doutor Thomas Gasche (CINAMIL)

• Capitão de Fragata Jorge Gorricha (CINAV)