Conteúdo principal

Serviços

Empréstimo presencial

A cedência de publicações para consulta e ou leitura no espaço de biblioteca, não requer a requisição de empréstimo.

 

Empréstimo domiciliário

A cedência de publicações para consulta fora do espaço de biblioteca, para o qual requer uma requisição de empréstimo.

 

Empréstimo interbibliotecas

A cedência de publicações de uma biblioteca para serem consultados pelos utilizadores de outra biblioteca, exige uma requisição de empréstimo.

 

Prazo de empréstimo

O empréstimo de qualquer espécie documental é por 15 dias, passível de renovação por igual período, exceto se houver outro leitor em espera.

 

Renovação de empréstimo

O prazo de empréstimo pode ser prorrogado pelo próprio leitor ou solicitado ao serviço de biblioteca. Este serviço tem a possibilidade de lhe fornecer alertas, antes do término do prazo de empréstimo, através do sistema integrado de gestão de bibliotecas. Este privilégio é acionado, caso disponibilize o email no ato de preenchimento da ficha de leitor. 

 

Renovação pelo leitor

O leitor registado poderá, antes do término do primeiro período de 15 dias, prorrogar o prazo de empréstimo, de cada item, acedendo ao separador “o meu registo” ou “login”, no catálogo bibliográfico online (https://bibliotecas.defesa.pt). A renovação online realiza-se apenas uma vez, para cada item, até ao último dia do período inicial. Deverá aceder à zona de leitor, selecionar o item pretendido e clicar em “renovar”. 

Findo o prazo total (15 dias + 15 dias) poderá devolver ou solicitar nova renovação, ao serviço de biblioteca. 

Para usufruir do privilégio de acesso à zona de leitor deverá pedir o login (código de barras e PIN), no serviço de biblioteca.

 

Renovação pelo serviço de biblioteca

A prorrogação do prazo de empréstimo do(s) documento(s) poderá ser realizada pela biblioteca, caso o leitor solicite presencialmente, por email ou telefone.

 

Serviço de referência

O serviço de referência proporciona informação e assistência necessária para uma boa utilização dos recursos e fontes de informação disponibilizados pelos serviços de biblioteca.

Qualquer pedido de esclarecimento ou informação poderá ser efetuado, junto do balcão de atendimento, por email ou telefone.

 

Formação de utilizadores 

A formação de utilizadores proporciona, aos utilizadores, as aptidões e ferramentas imperativas para serem autónomos no uso e avaliação da informação.

A formação solicitada é ministrada individualmente ou em grupo dependendo dos pedidos e com conteúdos previamente selecionados.