FORÇA AÉREA LIDERA COMITÉ ESTRATÉGICO DO PAINEL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA NATO

Força Aérea Portuguesa lidera Comité Estratégico do maior painel de Ciência e Tecnologia da NATO.

Pela primeira vez, a Força Aérea Portuguesa está presente como líder do Comité Estratégico do Painel de Ciência e Tecnologia (C&T) da NATO – o Painel de Applied Vehicle Technologies (AVT).

Este Painel de C&T é um dos sete painéis dentro da estrutura da NATO Science and Tecnology Organization (STO). A STO é a principal organização dentro da Aliança Atlântica responsável pela Investigação em Ciência e Tecnologia, tendo tem como objetivo impulsionar e promover a colaboração C&T entre as Nações pertencentes à Aliança em áreas de tecnologia aplicadas ao braço militar da NATO. Mais informação disponível em www.sto.nato.int

O Painel AVT é o maior dos sete painéis, contando com cerca de 500 investigadores, de organizações governamentais, academia e centros de investigação e inovação. O Painel, liderado atualmente pelos EUA e Noruega (posição rotativa a cada 2 anos) possui na sua estrutura um conjunto de 5 Comités: 1 Comité Estratégico, 3 Comités Técnicos, 1 Comité de Suporte a Projectos.

É da responsabilidade de Portugal liderar o Comité Estratégico, que supervisiona os restantes 4 comités. Em particular, esta posição, que é ocupada pelo MAJ ENGAER João Caetano da Força Aérea Portuguesa, assume particular relevo no contexto atual, em que a estratégia de investigação decidida no comité tem impacto na alocação de fundos e decisão sobre as áreas de investigação e desenvolvimento a apostar num futuro próximo.

Dentro das áreas de relevo, salientam-se: i) autonomia; ii) Tecnologia Espacial; iii) Hypersonics; iv) Novos materiais e processos de produção.

O Painel AVT reúne com periodicidade semestral, num dos Países da Aliança. A última sessão de reuniões, conhecida como AVT Panel Business Week, decorreu na Academia da Forças Terrestes, em Sibiu, na Roménia. Durante uma semana, mais de 10 sessões paralelas de reunião decorreram, com mais de 200 horas de reuniões, de entre mais de 30 atividades de I&D em curso (atividades disponíveis aqui). Atualmente o Painel AVT tem 90 atividadades de I&D em curso, envolvendo mais de 30 Nações.