A EXPERIÊNCIA DE TREINO PARA ASTRONAUTA SUBORBITAL

Foi convidado pela Academia da Força Aérea, no dia 14 de novembro, o Professor Doutor Rui Miguel Marques Moura, docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, investigador do Instituto das Ciências da Terra e membro da direção do Instituto Geofísico da Universidade do Porto. O Professor Rui Moura obteve, em 2015, a qualificação de especialista científico para uma futura missão espacial suborbital no âmbito do programa Flight Opportunities da NASA e no ano de 2016 obteve a qualificação inicial de Scientist Astronaut na Universidade Aeronáutica de Embry Riddle, Florida.

O professor Rui Moura deu-nos uma perspetiva histórica sobre a exploração espacial, explicou de forma muito completa a exigência e os requisitos inerentes ao treino e preparação dos astronautas e falou-nos sobre as novas missões de exploração do espaço e das missões comerciais que se tornarão numa realidade, num futuro próximo.

A excelente capacidade de comunicação do professor Rui Moura e o seu conhecimento sobre a história da exploração espacial despertaram um elevado interesse e agrado na audiência, o que contribuiu para um oportuno e importante momento de aprendizagem sobre um tema tão fascinante e extraordinário e que ganha enorme atualidade face aos novos desafios científicos e tecnológicos colocados pelas futuras viagens espaciais.

O facto de os alunos terem tido a oportunidade de contactarem ao vivo com peças e equipamentos que fazem parte das missões espaciais tornou ainda mais interessante e mais rico o momento proporcionado por esta Conferência.

Ler Mais...

NOTÍCIAS

Outras notícias da Academia da Força Aérea

  COPYRIGHT © 2018 FAP - DCSI - WEBTEAM