Coronel Ana Baltazar conclui Doutoramento em Gestão no ISEG

No dia 15 de janeiro a Coronel Ana Rita Duarte Gomes Simões Baltazar, Adida de Defesa em Berlim, prestou prova de Doutoramento em Gestão na Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão. A tese subordinada ao tema “Erro Humano e Erro Organizacional nas Atividades de Manutenção das Aeronaves na Perspetiva da Grounded Theory: O Caso Nacional” foi orientada pelo Professor Doutor José Miguel Aragão Celestino Soares (ISEG e Academia Da Força Aérea) e pelo Major-General José Manuel Mota Lourenço da Saúde (militar na reserva e Professsor na Universidade da Beira Interior - UBI).
Tendo como objeto de estudo a Força Aérea Portuguesa, o assunto abordado consistiu na "visão positiva do ato de errar". Concluiu-se que uma das consequências positivas de uma ocorrência é o aumento global da Segurança Organizacional e concluiu-se também que para aprender (outra consequência positiva) não são precisas ocorrências, “apenas” erros.
Esta tese de doutoramento foi financiada pelo Instituto Universitário Militar -IUM e pela Academia da Força Aérea - AFA, refletindo o apoio que a Instituição Militar proporciona aos militares que pretendem evoluir academicamente.